Conheça agora as raças de cães mais populares do Brasil

Conheça agora as raças de cães mais populares do Brasil

Por mais que o número de residências com gatos não pare de crescer, os cães ainda reinam absolutos como os pets favoritos dos brasileiros. De acordo com o IBGE, em 2015, eles já eram 52 milhões (considerando apenas os domiciliados) e estavam presentes em quase 45% dos lares do país. Descubra quais são as raças de cães que fazem mais sucesso entre as famílias!

Entre os mais famosos estão os vira-latas. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Qualibest, realizado em 2017, o cães sem raça definida correspondem a 41% do total de cachorros de estimação. Confira quais cachorrinhos pertencem aos outros 59%.

As 10 raças mais populares do Brasil

Agora é hora de conhecer quais são as raças que, atualmente, mais mexem com o coração do brasileiro.

Como há inúmeras pesquisas, com algumas diferenças entre os resultados, listamos aquelas que se repetem nos levantamentos, sem ordem de preferência. Confira:

Shih-tzu

O antigo cão da realeza chinesa tem se mostrado um companheiro leal. Pequeno e atarracado, ele tem um focinho curto, que torna sua aparência ainda mais fofa e irresistível. É muito sociável, tranquilo, apaixonado por colo e não tem o hábito de latir muito. Perfeito para quem mora em apartamento!

Buldogue francês

Outro braquicefálico (nome dado aos cães de focinho curto) que ganhou o coração dos brasileiros, o buldogue francês resulta de cruzamentos feitos a partir do buldogue inglês, mas ficou bem menor do que seu parente mais próximo.

Ele também é mais ativo e brincalhão, além de muito dócil e paciente. Adora receber carinho e ser o centro das atenções, o que o torna uma boa opção para famílias com crianças.

Spitz alemão

Também conhecido pelo simpático nome de lulu da pomerânia, o spitz alemão anão é um típico cão de companhia, o que significa que é carinhoso, dócil, brincalhão e adora ficar ao lado do tutor, de preferência recebendo muitos mimos e carinhos.

Já na presença de estranhos, é comum que ele se mostre mais desconfiado e até arisco. Por isso, é importante sociabilizá-lo desde cedo.

Yorkshire terrier

Não é de hoje que o yorkshire faz sucesso no Brasil e não é difícil entender o motivo. Com uma pelagem bem característica, nas cores azul-aço e canela, eles são pequenos, divertidos e bastante apegados à família, além de serem muito fiéis e fáceis de adestrar.

Mas seja consistente na criação e capriche na fase de socialização do pet. Caso contrário, ele pode começar a latir muito, atrapalhando o convívio com a família (e com a vizinhança!).

Poodle

Assim como o yorkshire, o poodle toy está entre as cachorros mais populares do Brasil já há algumas décadas. Afinal, como resistir a esses pelos cacheados e macios que não caem muito pela casa e têm fácil manutenção?

No entanto, é o temperamento dócil, brincalhão e extremamente fiel que faz do poodle uma raça tão querida. Mas atenção: seja firme no adestramento para evitar latidos em excesso.

Lhasa apso

É muito comum as pessoas confundirem o shih-tzu com o lhasa apso, principalmente quando eles são filhotes (é quase impossível para um leigo diferenciá-los). Apesar de terem diferenças discretas na aparência (uma delas é o focinho, que no lhasa é mais comprido), é no comportamento que os dois se distanciam.

Enquanto o shih-tzu é um típico cão de companhia, o lhasa surgiu como cão de guarda. Por isso, espere um pet mais arisco e com maior tendência aos latidos.

Maltês

Olhinhos pretos bem atentos e uma pelagem branca, longa e sedosa dão ao maltês um ar, ao mesmo tempo, fofo e aristocrático. Animais dessa raça são muito ativos e brincalhões, além de muito inteligentes. Sem adestramento adequado, no entanto, podem se mostrar ciumentos, possessivos e até agressivos.

Golden retriever

Não é por acaso que o golden retriever é usado como cão-guia para deficientes visuais. Além de inteligentes, os cães dessa raça são amáveis e fiéis companheiros, mas precisam de boas doses diárias de exercício. Se não gastarem energia, podem se tornar muito agitados e desenvolver problemas de comportamento.

Pug

Já deu para notar que os braquicefálicos são um verdadeiro sucesso entre as raças de cães para os brasileiros, não é mesmo? Junte a isso dobrinhas fofas no rosto e você entenderá as razões deste pet pequeno figurar entre as raças de cães mais vendidas. Como todo cão, o pug precisa passear, mas é um animal preguiçoso e tende a não se importar se as saidinhas forem mais curtas.

Border collie

Junto com o golden, o border collie é outro cão maiorzinho que segue entre os mais queridos dos brasileiros. A raça é considerada a mais inteligente do mundo e, exatamente por isso, esses cães não se adaptam a qualquer estilo de vida.

Por serem extremamente ativos e espertos, precisam de muita atividade física e de estímulos para que não fiquem ansiosos e desenvolvam problemas de comportamento. Caso você não possa oferecer isso ao pet, melhor optar por uma raça mais tranquila.

Deixe uma resposta